Contaminação da água – principais sintomas e doenças

POST 2

Estamos sempre postando artigos em nosso site da importância de realizar a coleta de água para análise nos mais diversos ramos. Nossos artigos geralmente são voltados para áreas específicas, como frigoríficos, condomínios, poços artesianos, etc… porém você conhece a real importância de realizar a coleta e análise da água?

Águas contaminadas matam pessoas no mundo todo, principalmente crianças! O dever da empresa analisar a água de seu local é mais do que uma obrigação, é um dever humano. Este artigo é dedicado a explicar os principais problemas que uma água contaminada pode causar e como analisar de maneira correta a água do seu local.

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DE BEBER ÁGUA CONTAMINADA?

A água é essencial para a existência humana, no entanto, esta fonte de vida pode logo se tornar um veneno, se não analisada e tratada corretamente. Leia abaixo os sintomas que podem indicar que você bebeu água infectada:

  • Perda do apetite
  • Febre e calafrios
  • Dor de barriga
  • Dor abdominal
  • Vômitos e diarreia

O resultado desses sintomas podem ser causados por doenças transmitidas através da água contaminada. A água é um ambiente propício para as bactérias se desenvolverem. É fácil ocorrer em rios e lagos (poluídos), no entanto fontes de águas cristalinas também sofrem o mesmo perigo de serem contaminados por bactérias.

CONFIRA AS PRINCIPAIS DOENÇAS E CONSEQUÊNCIAS DE BEBER ÁGUA NÃO TRATADA ADEQUADAMENTE:

Hepatite A

Doença transmitida pelo contato com água contaminada por fezes ou então consumo de alimentos contaminados por fezes. A hepatite A é transmitida pela via fecal-oral.

Esquistossomose

Águas contaminadas por fezes ou que são habitados por um conjunto grande de caramujos podem causa Esquisotomosse, que também é conhecida como barriga d’água. É um parasita que habita em águas contaminadas o causador dessa doença.

Cólera

A água contaminada pode causar a cólera, um quadro grave de diarreia que pode causar inclusive desidratação. A infecção pode ser transmitida por alimentos contaminados também.

Diarreia infecciosa

A água contaminada pode causar a invasão de bactérias, vírus e até parasitas, alguns na qual podem ser causados pelo consumo de água contaminada.

Leptospirose

Podendo ocorrer com o consumo de líquidos (e alimentos) que estejam contaminados, a Leptospirose ocorre do contato com ratos de esgoto, que contaminam a água.

COMO ANALISAR A ÁGUA DO MEU LOCAL DE TRABALHO OU RESIDÊNCIA?

A coleta da amostra de água é muito importante para se ter uma análise correta da água, por isso é sempre importante contar com um laboratório especializado, de preferência que possua a certificação ISO 17025 como a Hidro Análise, até mesmo para fazer a coleta. As certificações do laboratório também são importantes, pois garantem que os serviços solicitados atenderão aos critérios internacionais de qualidade, já que passam por vistorias constantes.

Compartilhar esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email